Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Grupo de Caminhadas e Percursos Pedestres de Góis

  • segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
  • Papa-Léguas
  • Etiquetas: ,
  • CAOS - Círculo de Actividades Oxigénio e Sol
    Grupo de Caminhadas e Percursos Pedestres de Góis Realizou Primeira Actividade

    Para quem gosta da natureza e pretende desfrutar de momentos únicos, o grupo de caminheiros de Góis, promoveu a sua primeira actividade, no passado dia 6 de Novembro, calcorreando inúmeros recantos e paisagens deslumbrantes do concelho de Góis.
    Associados à plataforma do site Caminhar em Portugal, o Grupo CAOS - Círculo de Actividades Oxigénio e Sol conta agora com mais um grupo. É verdade! Góis também não ficou de fora e organizou o grupo de caminheiros de Góis que, actualmente, já conta com 67 membros inscritos e que espera por todos os que se desejarem associar, bastando inscrever-se em http://caminharemportugal.ning.com/
    A primeira caminhada do grupo de Góis, aberta a todos os inscritos do Grupo CAOS trouxe até Góis mais de duas dezenas de amantes da natureza, vindos dos mais diferentes pontos do país, nomeadamente da área de Lisboa, Porto, Coimbra, Figueira da Foz, entre muitos outros locais.
    O início do percurso foi junto ao Lagar da Cabreira, onde o Sr. Valentim Rosa explicou pormenorizadamente todos os detalhes do funcionamento daquele Lagar.
    Conforme explicou o Sr. Valentim, este Lagar comunitário abre as portas aos turistas durante a época da apanha da azeitona, mostrando as antigas técnicas de produção de azeite, numa actividade que habitualmente é gerida pela TransSerrano.
    No final da visita ao Lagar foi servida a jeropiga da região, método utilizado pelos antepassados para aquecerem e ganharem força para efectuarem os percursos necessários para se deslocarem entre as distantes aldeias.
    Estavam todos preparados e com muita vontade de conhecerem o percurso que os esperava, de máquina fotográfica na mão lá seguiram ao longo da vegetação.
    Grande parte da caminhada efectuou-se junto ao leito do rio Ceira, com visita às aldeias de Cabreira, Tarrastal, Folgosa e Foz do Romão (aldeia desabitada). O percurso continuou com passagem nas proximidades da Central Hidroeléctrica de Monte Redondo e continuou, paralela ao rio Ceira até à povoação de Carcavelos, terminando na vila de Góis, junto à Praia Fluvial da Peneda.
    Ao longo do percurso, foram muitas as atracções que despontavam os olhares dos mais atentos, desde os cogumelos, às diversas espécies de animais e à vegetação autóctone.
    É também de realçar o espírito de camaradagem e são convívio que se conseguiu entre os participantes, que se mostraram muito entusiasmados para voltarem ao concelho de Góis.
    (...) o grupo de caminheiros de Góis do Grupo CAOS, pretende que esta caminhada seja o início de muitos momentos de convívio, aventura e descoberta, aproveitando para divulgar Góis e o que de melhor se pode visitar no concelho.(...)

    Excerto de notícia publicada in O VARZEENSE N.º 547 de 30/11/2010

    0 comentários:

    Enviar um comentário