Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Magusto em Góis

  • quarta-feira, 24 de novembro de 2010
  • Abelha Maia
  • Etiquetas: ,
  • Assim se Comemorou o S. Martinho em Góis…

    O Magusto é uma festa popular associada à Lenda de S. Martinho e, como o próprio adjectivo sugere, as formas de celebração desta festa divergem um pouco, consoante as tradições regionais. Na sua generalidade, as pessoas juntam-se à volta de uma fogueira, onde se assam as castanhas, bebe-se a jeropiga ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, jogos, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas e entoam-se cantigas. Na singela freguesia de Góis, a comemoração do S. Martinho, no passado dia 14 de Novembro, não foi muito diferente, bem pelo contrário! De facto, tendo como ponto de encontro o emblemático largo do Pombal e primando em manter a tradição, a Junta de Freguesia de Góis promoveu o habitual magusto.

    A grande festa em torno das castanhas e da jeropiga reuniu um avultado número de presenças e a animação continuou para além do magusto, com a apresentação do novo conjunto musical de concertinas, “Sem Eira, Nem Beira”, recentemente criado em Góis.

    Tal qual o magusto provinciano doutras eras, com uma envolvência popular genuína, também o magusto da Junta de Freguesia de Góis primou por provocar uma algazarra entre os presentes que iam enfarruscando as caras e não esqueceu o pezinho de dança e a animada desgarrada despoletada pelas mais atrevidas vozes.

    0 comentários:

    Enviar um comentário